resenha do livro a reforma educacional no brasil
MESTRADO PROFISSIONAL: GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES APRENDENTES
DISCIPLINA: TEORIA DA APRENDIZAGEM
PROFESSOR: JORGE FERNANDO HERMIDA
APRENDENTE: KAROLINE QUEIROZ MARTINS A. DE ARAÚJO
ATIVIDADE: RESENHA DO LIVRO A REFORMA EDUCACIONAL NO BRASIL (1988-2001) PROCESSOS LEGISLATIVOS, PROJETOS EM CONFLITO E SUJEITOS HISTÓRICOS. AUTOR: JORGE FERNANDO HERMIDA
1. INTRODUÇÃO:
O livro traz um estudo sobre política e educação no Brasil, onde o autor busca oferecer subsídios para a análise teórico-prática, além de crítica da realidade em que se encontra a educação no país, pois apesar de seu estudo ter início e fim (1988-2001) é bem atual e nos faz entender a educação em dias de hoje, visualizando algumas políticas educacionais que ainda perduram .
Este estudo pretende analisar o processo de definição das políticas educacionais mais recentes, inspiradas nas transformações que vêm ocorrendo no mundo e que provocam profundas implicações para a educação.
Para atingir tal objetivo, o autor procurou detectar a lógica e a história da reforma educativa, a partir da análise das principais normas jurídicas que configuram o processo reformista durante o período do estudo.
2. CAPÍTULO I: TEXTOS E CONTEXTO DA REFORMA EDUCACIONAL:
Ao assumir a presidência da república, o presidente Fernando Henrique Cardoso, traz a educação com uma das metas prioritárias de propostas de governo, junto com a agricultura, o emprego, a saúde e a segurança.
A definição da educação como meta prioritária, respondeu à demanda social que já existia sobre o tema. O programa político que o governo implementou desde 1995 baseou-se na concretização de reformas, incluindo-se aquelas que já estavam em andamento após a aprovação da constituição federal de 1988.
Tendo como objetivo a orientação e fundamentação de suas opções e ações políticas no âmbito local e internacional, o governo de FHC começa a desenvolver estudos, censos e pesquisas para saber em que estado se