resenha do livro a moreninha
"A Moreninha" foi o primeiro romance do brasileiro Joaquim Manoel de Macedo. O livro me cativou bastante. Desde o início, já mostrou ser um livro que vale a pena ser lido. "A moreninha" pode ser definido como um romance leve, puro e envolvente. Destaquei três pontos principais que me chamaram a atenção.
Primeiro: As divertidas conversas entre os rapazes e entre as moças, que sempre me faziam rir. Imagine: quatro rapazes, na faixa de 20 anos de idade, com o humor em seu melhor auge, conversando sobres seus amores e possíveis amores. Imagine também: Várias moças de idade entre 15 e 20 anos conversando sobre seus casos amorosos, sobre como atrair a atenção dos rapazes, ou discutindo sobre a falta de firmeza dos mesmos nos seus amores. Esses diálogos realmente me divertiram.
Segundo: O desenrolar da história. Eu pessoalmente, não gosto de livros em que a história enrola, dá a volta ao mundo para chegar a certo ponto. Em “A moreninha”, isso não acontece. O desenrolar da história, embora bem detalhado, é rápido e nem um pouco cansativo.
Terceiro: O casal principal. Tanto Augusto como Carolina me cativaram bastante. Augusto, irônico e inteligente em cada palavra, já era um personagem bem interessante. A maneira como suas atitudes vão mudando aos poucos, o tornam um personagem melhor ainda. Carolina é uma personagem incrível! A jovem dama consegue ser sensível, divertida, irônica e amável ao mesmo tempo. A forma que a sua personalidade vai se manifestando ao longo da história e a forma que a moreninha vai cativando a todos ao seu redor mostram o grande potencial da personagem. Minha opinião: Gostei muito! Já quero lê-lo novamente.
A única observação negativa que tenho a fazer sobre o livro foi o fato de a história não ter explicado o que aconteceu com alguns personagens, que acho que valia a pena mencionar. Mas o autor deve ter tido seus motivos para escrever o livro de tal forma, então não tenho mais nada para me opor.
Então se você é fã de