Resenha do livro A Metamorfose
O livro A Metarmofose de Franz Kafka, fala sobre um caixeiro viajante, chamado Gregor Samsa, que em certa manhã ao acordar percebe que virou um grande inseto.
Perante o seu estado, houve estranhamento e repulsa por parte da família e do gerente da firma. Grete, a sua irmã, apesar de ter tido a solução quando Gregor encontrava-se abatido e trancado no quarto, estava ausente na missão de trazer um médico que o socorresse e, sua ausência, fazia falta a Gregor no momento em que ele necessitava se justificar ao gerente.
Gregor foi isolado e trancado em seu quarto, a vinda do médico foi dispensada. Gregor passou a ser tratado com distanciamento e certo nível de desprezo. A irmã era responsável por mantê-lo alimentado, ela suspirava, invocava aos santos, percebia o que ele realmente comia.
Gregor com seu emprego de caixeiro viajante sustentava toda a sua família, mais com a metarmofose de Gregor ele fica impossibilitado de exercer sua profissão. Isso abala o estado da família Samsa, tendo que o pai começar a trabalhar em um banco, a mãe ter que começar a costurar para uma loja de roupas finas, e a irmã Grete que tinha só 17 anos, arranjou um emprego.
No fim, Gregor, um inseto muito ferido e isolado, morre sem gerar compadecimentos profundos na casa, todos passam a pensar em seus empregos e em suas próprias vidas.
Moral da Historia:
Quando você não tem mais função para a sociedade, é desprezado e tratado como um inseto, uma pessoa sem valor.
Dia 08 de Abril de 2014
Trabalho de Filosofia
Leonardo Motta de Araújo
1º ano A
Leni Quadros