Resenha do livro "a meta"
É possível separar o livro em 4 grandes partes.
Os primeiros capítulos foram dedicados a expor ao leitor a situação de Alex Rogo a fabrica que era responsável, foram abordados como temas centrais os problemas que fizeram a UniCo chegar a tal situação, falta de organização, investimentos que não estavam dando o retorno esperado.
Com o desenrolar da historia vão surgindo problemas que podem ser encontrados em fabricas e instituições comuns, mas que tem sido culpados por diversos problemas industrias que teriam tudo para dar certo.
Inicialmente, o livro trata apenas da apresentação dos problemas da fabrica de forma ampla de forma a dar ao leitor uma melhor noção do que acontece e por quais fatos levaram a aquela situação, trazendo o leitor para dentro da realidade proposta.
A forma com que é apresentado o problema da fabrica, possibilita ao leitor um tempo para pensar e procurar por si próprio as soluções.
A simplicidade da proposta de medir tudo o que esta na fabrica como; Ganho, Inventario e Custo operacional, da maior agilidade e compreensão no texto e nas soluções encontradas e quais serão os focos de abordagem e quais os problemas que devem ser combatidos com prioridade.
As metáforas usadas tanto na apresentação dos problemas quanto na perspectiva da solução da um melhor entendimento e mostra que varias das soluções propostas não atingem somente o meio corporativo.
Trazer o leitor para a realidade da fabrica facilitou na compreensão das abordagens de Jonah. E como cada uma foi importante na recuperação da mesma.
Tratar inicialmente como uma abordagem paralela, mas com o encaminhamento da historia mesclar a vida pessoal de Alex com a profissional, mostra como pode refletir e interagir as duas situações, profissional e pessoal.
Tudo estava para mudar com a visita de Bill Peach, mas ninguém sabia se esta