resenha do livro a fé cristã pag 115 a 145
Resumo do capítulo 1- livro A fé cristã
Ponto 14 a 19
Professor Pastor Nelson Marriel
Nome: Mônica Duarte Borges Lopes
Resumo:
14. Deus é amor
A) O amor é o centro do conceito de Deus A idéia cristã de Deus é um conceito vago e indefinido. Mas a fé cristã tem algo de bem definido a dizer a respeito da relação de Deus com os homens, e , por conseguinte ,a respeito também do caráter, da vontade e da pessoa divina. O elemento essencial na comunidade criada pelo evento de Cristo é que nele Deus busca o homem pecador e entra em comunhão com ele. Isso significa que o caráter fundamental do conceito de Deus é o amor. É impossível aos “atributos “divinos expressar algo que possa cancelar o amor. Não há nada mais vital que se possa dizer a respeito do conceito cristão de Deus do que afirmar que “Deus é amor”. Os grandes vultos evangélicos do cristianismo tem proclamado, de maneira vigorosa e clara, que Deus é amor. Muito embora falasse enfaticamente, realisticamente da “ira de Deus”,para Lutero a natureza mesma de Deus era o amor. O elemento mais importante nessa questão não é a mera afirmação de que Deus é amor, mas a maneira em que esse amor surge como característica para a fé cristã. O amor divino ativo em Cristo é aquele amor que busca o pecador e entra em comunhão com ele. Ao definir a índole do amor divino, de acordo com a fé cristã, é de suma importância notar posição antitética em que se coloca essa comunhão com Deus criada pelo amor divino , seja em relação ao racionalismo , seja ao legalismo.
B) A natureza do amor divino A fé cristã não pode fazer uma afirmação que , de uma ou outra forma , não esclareça a natureza do amor divino.
Em primeiro lugar, o amor divino é espontâneo. Isso significa que ele contem em si a sua própria causa. Em Cristo, revela-se o amor divino que transpõe todas as barreiras, recusando ser controlado pelo valor do seu objeto e