Resenha do livro Vendo Vozes
Especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada
Disciplina Linguagem e Pensamento
Profa. Ms. Darlene Godoy
“Vendo Vozes”
Oliver Sacks
Estudante: Tatiane Monteiro da Cruz
São Paulo
2013
Tatiane Monteiro da Cruz
Vendo Vozes
Resenha crítica ao livro intitulado Vendo Vozes de Oliver Sacks, apresentada à disicplina de Linguagem e Pensamento como requisito parcial para obtenção da média semestral.
São Paulo
2013
Resenha critica do livro de Oliver Sacks "Vendo Vozes" Vendo vozes é um livro que nos leva a uma viagem ao mundo dos surdos. Oliver Sacks, neurologista e professor da Universidade de Columbia, não é nenhum especialista em surdez, mas acabou se envolvendo neste mundo ao receber um volume de Harlan Lane para fazer uma resenha, como ele mesmo diz no prefacio do livro: "ao ler pela primeira vez a respeito dos surdos e da sua singular linguagem, a língua de sinais, sentime instigado a embarcar numa exploração, numa jornada".
E é em suas jornadas que ele busca responder a essa pergunta: o que acontece conosco se não aprendermos língua alguma? O que denominamos nossa humanidade depende parcialmente da linguagem? Oliver Sacks traça esses questionamentos pois em sua jornada, ele mostra que encontrou muitos surdos que adquiriram a linguagem tardiamente e isso dá ele reflexões acerca do desenvolvimento do pensamento nestas pessoas, pois estamos tão habituados a usar nossa língua no diadia que sequer imaginamos como seria ficar sem e é justamente as pessoas surdas que podem nos mostrar como é um mundo sem linguagem.
Ao ler o capitulo 2 do livro, que trata mais especificamente de surdos que adquiriram a
linguagem