Resenha do livro uma introdução a historia
Cardoso mostra que vários pensadores negam a cientificidade da Historia. O neopositivismo não á aceita como uma ciência, pois afirmam que o fato da História humana são acontecimentos únicos e por isso não podem ser verificados, para eles só é ciência o que se pode provar como é o caso da matemática. Jaegle e Roubaud, especialistas das ciências maturais enfatizam que a Historia não pode ser reversível e por isso ela é inimitável ao contrário do ocorre com as ciências naturais. O autor também mostra que o problema da cientificidade da História discutido por historiadores como é o caso de Paul Veyne ocorre porque ela tem um grande número de acontecimentos, por essa razão só seria possível fornecer explicação científica de alguns fatos, sendo assim ela não seria totalmente científica.
Ciência não se limita apenas ao conhecimento das leis da natureza, é também ciência os acontecimentos das sociedades. Na ciência não existe verdades absolutas o que ocorre é que a cada avanço se acumula conhecimento o que poderá ficar mais próximo da verdade.
Vários são os siguinificados da palavra, ela pode ser usada para designar uma disciplina e dentro dela existem subdisciplinas, cada uma com siguinificado diferente, por exemplo: História do Brasil e História das sociedades pré colombianas, e história com inicial minúscula que quer dizer a história dos homens e das diversas sociedades. Além disso pode ser encarada como uma ciência, enfim o termo história está inserido em diferentes contextos.
A partir das idéias do humanismo no século XVI, começou a surgir exigências mais cientificas em relação a pratica e definição da História. Nesse período houve a preocupação de fazer a