Resenha do Livro Trajetória Política do Brasil - Francisco Iglesias - Parte II
Profa. Juliana
Aluno: Rainério Vítor Batista de Oliveira
Data: 13/05/2012
Resenha da Parte II (Transição 1808 a 1822) do Livro.
Trajetória Política do Brasil – Francisco Iglesias.
Na Parte II da referida Obra do autor Francisco Iglesias, apresenta a História da Política Brasileira em seu período de transição, neste período do século XVIII, viveu-se em grande parte na pregação da liberdade. Foi também o período da decadência e enfraquecimento do sistema colonial, que estava em franca desagregação, já dera seus frutos sob o regime do pacto colonial, o colonialismo está superado e esgotado, pois suas forças econômicas tornaram-se improdutivas, mas é também neste período de 1808 a 1822, uma das fases mais ricas da trajetória brasileira.
Dom João chega ao Brasil em 22 de maio de 1808, mais especificamente na Bahia, onde toma as primeiras medidas e segue para o Rio de Janeiro. É a primeira vez que um Rei chega ao novo mundo. Durante sua permanência no Rio, vieram 24 mil portugueses. O Rio de Janeiro passa a sede do império, confundindo assim, alguns autores que dataram de 1808 à independência do Brasil, claro, que em evidente exagero. O país não é mais colônia, mas ainda não é livre.
O processo de libertação da América começa em 1810, ano em que merece destaque os tratados entre Portugal e Inglaterra, evidenciando a diplomacia inglesa, mostrando um poder de força em Portugal, com isto, o Brasil é praticamente invadido por mercadorias inglesas, o comércio passa a ser dominado pelo produto inglês.
No ano de 1814, o Brasil amplia o comércio com outros países, permitindo a entrada de navios de qualquer procedência, no ano seguinte o Brasil é elevado à categoria de Reino Unido ao de Portugal e Algarves, superando o status de simples colônia.
Passando ao ano de 1816, o Brasil estabelece a