Resenha do livro Tecnicas de Comunicação Escrita
No primeiro capítulo, o autor traz uma ilustração que tem como tema principal um bilhete que deveria ter uma mensagem simples: o pedido para a compra de uma passagem para o trem das 20 horas, com destino ao Rio de Janeiro. Os personagens dessa história são: o gerente que tem problemas com a escrita do bilhete e perde a reunião; e a secretária que não entende o bilhete da forma que o gerente gostaria. Com essa história, o autor mostra a necessidade de transmitir uma mensagem clara, que será fielmente compreendida.
No capítulo dois o autor aborda três tropeços cometidos na comunicação escrita e três segredos para comunicar bem.
Primeiro tropeço – não ser claro e simples na mensagem transmitida, produzindo assim uma resposta diferente do que era esperado.
Primeiro segredo – a comunicação deve gerar a resposta esperada. Portanto quem escreve deve sempre verificar a eficácia da mensagem, observando se a resposta dada pelo leitor corresponde à ideia ou necessidade que gerou a mensagem.
Segundo tropeço – as pessoas têm mentes, formas de pensar e de perceber diferentes umas das outras. Não tornar a mensagem inteligível para os outros é um grande problema da comunicação.
Segundo segredo – a mensagem deve ser colocada de uma forma exata, para que possa ser entendida pela outra pessoa. Comunicar bem é tornar comum àquilo que se quer informar.
Terceiro tropeço – não atrair a simpatia do leitor, não ser cordial, pode levá-lo a produzir uma resposta errada.