Resenha do livro radiação: efeitos, riscos e benefícios
Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contém energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até elevados. Podendo ser descritas como ionizantes e não ionizantes. Todo feixe de partículas passa por um corpo,possui certa probabilidade ou não de interagir com ele.Assim se o corpo for o organismo humano,podemos ter alterações moleculares que podem gerar mutações.Na maioria dos tecido humano consegue se recuperar.
Os danos que a radioatividade pode causar á saúde humana justificam as rigorosas normas de segurança adotadas nas atividades de usam a energia nuclear.Mas muitas.Mas muitas pessoas podem estar sendo expostas,sem saber,a níveis elevados de radiação,por causa do acúmulo de elementos radioativos em resíduos de processos industrias.
Os átomos instáveis estão associados a um excesso de energia acumulada, que tende a ser liberada sob a forma de radiações. Nesse processo denominado decaimento, o átomo livra-se do excesso de energia e toma-se mais estável. A radiação emitida pode ser pura energia eletromagnética ou conter ainda partículas saídas do núcleo do átomo. Quando há liberação de partículas, as propriedades químicas do átomo são alteradas e o elemento transforma-se em outro. Os átomos que decaem, emitindo radiação, são conhecidos como radioativos. Essa radiação é chamada de nuclear por se originar do núcleo do átomo, e os dois tipos têm em comum a capacidade de interagir com a matéria á sua volta, alterando sai estrutura. Células vivas expostas a essa radiação, por exemplo, expostas o, podem ser destruídas ou alteradas, em geral levando a doenças. As células quando expostas á radiação sofrem ação de fenômenos físicos, químicos e biológicos.
A ação da radiação no nosso organismo produz uma serie de efeitos, que representam