Resenha do livro Questões de Arte
COSTA, Cristina. Questões de Arte – O belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2ª edição, São Paulo: Editora Moderna, 2004, 144 p.
Cristina Costa, professora de Estética dos meios de comunicação e Doutora em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências humanas da USP, e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade. Costa, como estudante das relações entre o homem, a sociedade e a expressão artística, é autora dos livros “Questões de Arte – O belo, a percepção estética e o fazer artístico”, “Sociologia – Introdução à ciência da sociedade”, “A imagem da mulher: um estudo de arte brasileira”, “Ficção, comunicação e mídias”, e muitos outros.
Dispostos em uma harmoniosa distribuição, entre doze parágrafos, o livro “Questões de Arte – O belo, a percepção estética e o fazer artístico” desmembra os relevantes aspectos e elementos que constituem a arte desde o Classicismo, passando pelo Renascimento do século XIV/XV, e todos os seus “altos e baixos” até chegar à contemporaneidade do século XXI, quando toda uma tradição estética foi abalada com o desenvolvimento da indústria cultural e dos meios de comunicação, transparecendo que a arte participa profundamente da vida humana.
Os estudos do livro são baseados na corrente teórica da fenomenologia, tendo como princípio o pensamento de que a arte é expressão do imaginário humano, expressando peculiarmente uma visão de mundo, a qual só se realiza, e isso é o que mais encanta, com a comunicação com o outro e com o mundo, tal qual é o seu objetivo final, sendo citados por inúmeras vezes, autores desta escola filosófica.
Através de uma linguagem simples ou um tanto quanto coloquial, a autora torna o livro compreensível para leitores de todas as idades, com objetividade, clareza, concisão e coerência, não deixando espaços para dúvidas com o que a autora pretende realmente passar para o leitor: “A beleza não é um valor universal, o que é belo