Resenha Do Livro Posicionamento
Percebesse que o posicionamento no mercado não uma guerra com seu concorrente. Não existe um confronto direto pois o posicionamento tem como base ter o seu espaço no mercado sem precisar “derrubar” ou denegrir ou seu “adversário”. Por exemplo; Hoje Bob´s, Mc Donald, Burguer king são concorrentes diretos no seguimento de fast fodd, porem eles não passam a mesma imagem para mercado.
Nesse sentindo os autores protegem o certo costume do olhar humano, pois o cliente ver o que ele quer ver. Pois neste momento o ser humano ele é muito cauteloso, pois os clientes do Mc Donald dificilmente aceitariam a mudança de posicionamento desta marca, isso podemos chamar de inércia do pensamento.
A principal saída nesta situação é você ser diferente e ter uma opinião formada pelas pessoas, pois com isso você irá ganhar exclusividade. Hoje MC Donald tem a sua marca como um diferencial no Brasil, pois foi a primeira lanchonete com modelo diferente dos drivetrue com molho diferenciado do famoso hambúrguer BIG MAC.
Desta forma percebemos que não adianta disputarmos com concorrente mais sim, mais sim ganha cliente e garantir a exclusividade deles.
Para os autores não adianta chegar ao mercado por chegar, mais sim ganhar espaço, ele tem que ter um diferencial na ideia, na forma de atender o cliente, achar carência do mercado, podemos dar como exemplo Heineken com cerveja do futebol das grandes estrelas da Europa e com isso ganhou uma grande parte deste mercado tão disputado.
Podemos constatar que isso vale para todas as áreas da comunicação não somente para propagandas. O livro nos mostra como devemos se posicionar, entender e cuidar dos nossos clientes, comunicação com eles fundamental para sucesso da sua marca e posicionamento no mercado.