RESENHA DO LIVRO - OFÍCIO DE MESTRE
UNIVERSIDADE AMERICANA ASSUNCIÓN - PY
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
RESENHA DO LIVRO:
OFÍCIO DE MESTRE
IMAGENS E AUTO - IMAGENS
AUTOR – MIGUEL GONZALEZ ARROYO
TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA FORMAÇÃO DOCENTE, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO SOLICITADO PELA PROFESSORA DAISY LARAINE MORAES DE ASSIS, ELABORADO PELO GRUPO DE ALUNOS: LEISA PERELO DE ALMEIDA, MAURÍLIO AUGUSTO MATOS DE SANTANA, ALINY RIBEIRO BASTOS, JEMIMA CARVALHO CEO, JULIET DUARTE, LUCIANA OLIVEIRA E SARLETH CEO BRANDÃO.
IBICARAÍ-BA, JULHO DE 2011.
Arroyo, Miguel. Oficio de Mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ, Brasil: Editora Vozes. 2002. 6ª edição.
O autor desta obra, Miguel Gonzalez Arroyo, é professor aposentado da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando a elaboração e implantação da Escola Plural. Organizador de “Da Escola Carente á Escola Possível”, é autor de “Educação e Exclusão da Cidadania”, “Experiências de Inovação Educativa: O Currículo na Prática da Escola”, “Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores”, “Trabalho, Educação e Teoria Pedagógica” e de muitos outros trabalhos.
Ofício de Mestre é uma obra que trata do movimento da renovação pedagógica iniciado no final da década de 70, sob a ótica dos sujeitos da ação educativa, os mestres e suas práticas transgressoras. O autor nos chama a atenção, para a importância de repor em lugar de destaque a figura do mestre, que durante décadas tem sido mantida em segundo plano. Nas discussões políticas, teóricas e nos cursos de formação, a prioridade tem sido discutir a escola e não seus profissionais e sua prática cotidiana. Miguel revela que quanto mais próximos dos mestres e do cotidiano das suas práticas escolares chegamos, mais podemos compreender que a escola ainda gira em torno dos professores, do seu ofício, de sua qualificação e profissionalismo, pois são eles e elas