Resenha do livro Linguagem e Persuasão
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 8ª Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2004.
O escritor brasiliero Adilson Citelli, com doutorado em Letras e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo tras como tema principal no seu livro Linguaguem e Persuasão, uma reflexão e análise sobre a história, construção e métodos da linguagem persuasiva.
Dividido em 7 seções, sendo 5 delas capítulos principais titulados como: Informação sem persuasão?, A tradição retórica, Signo e persuasão, Tipos de discursos e Textos persuasivos, Citelli abrange diversas áreas da linguagem persuasiva e nelas observa os modos de construção e as modalidades existentes no interior dos discursos verbais.
No primeiro capítulo o autor faz uma breve apresentação do conteúdo do livro fazendo uma reflexão sobre a persuasão usando o exemplo de um específico discurso, o da publicidade, e outras publicações feitas pela mídia. Afirmando que existem graus de persuasão e levantando pontos e temas que serão abordados ao decorrer do livro.
No segundo e terceiro capítulo, Citelli aborda a história da retórica desde o época grega descrevendo o método de Aristóteles e a metodologia usada na persuasão após o tempo. Cita os tipos de retóricas, diferença entre termos usados na mesma, e elementos fundamentais para conseguir alcançar dimensão da verdade. O autor define persuasão como aquele que “leva o outro a aceitar determinada ideia, valor, preceito”, ele ainda afirma que a persuasão não está ligada necessariamente a uma verdade, mas consegue com o discurso convencer, citando como exemplo as obras de ficção e fantasia. Citelli traz ainda a relação de signos e a persuasão, abordando a semiótica, ideologia e tipos de discursos tais como o persuasivo, lúdico e polêmico, afimando que possuem níveis de persuasão e a capacidade de formar pontos de vistas e opiniões.
Por último e sendo talvez o mais importante capítulo, Adilson Citelli descreve tipos de discursos