RESENHA DO LIVRO INFANTIL OS DEZ SACIZINHOS
304 palavras
2 páginas
RESENHA DO LIVRO PARADIDÁTICO: OS DEZ SACIZINHOS
Editora Paulinas Autora Tatiana Belinky
SEROPÉDICA
2014
O texto curto e objetivo faz uma viagem pela magia e encanto de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o Saci Pererê, menino negro, com uma perna só, que fuma cachimbo e usa carapuça vermelha que lhe confere poderes mágicos.
Ele não é mau, apenas gosta de fazer travessuras, como dar nó no rabo do cavalo, assustar cachorros e pregar peças nos viajantes. Depois cai em gostosas gargalhadas com o resultado das molecagens.
O livro tem o objetivo de através de uma brincadeira de subtrair Sacis ensinar de forma simples o uso da subtração para crianças do 1º ao 3º.
Entre versos e estrofes, dez graciosos Sacizinhos desaparecem, um a um, em acidentes como fogo no teatro, ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... A Cuca acompanha o desenrolar da história camuflada e no final ela traz Os Dez Sacizinhos de volta.
O texto de Tatiana Belinky traz um leque de opções para se trabalhar com crianças, desde a parte folclórica, gramatical, como também as disciplinas de português, história, geografia, ciências, mas principalmente a matemática.
Levando em conta que Os Dezes Sacizinhos podem ser utilizados em várias atividades em sala de aula não só para a subtração, mas também para soma e familiarização dos numerais de 1 a 10 por parte da turma.
Pode-se trabalhar com probleminhas de soma e subtração com trechos da história, complete os Sacis que faltam, enumeração dos Sacis, soma e subtração de Sacis, identificação de quantidade por figuras, recorte e cole etc. Podemos dizer em outras palavras que dá para trabalhar a contagem, a sequência numérica, a adição e subtração através de cenas da história de maneira criativa sem saturar e tornar chato o desenvolvimento da disciplina para a turma.