Resenha do livro Idade Média O Nascimento do Ocidente Hilário Franco Jr 2014
Trabalho de História Medieval II – Professor Valtair Miranda
Aluna: Geórgia Raisa Ramos Albuquerque – DRE: 112211202
Resenha do livro Idade Média: O Nascimento do Ocidente, Hilário Franco Jr.
Pode-se perceber que hoje se encontra fácil outra visão de Idade Média mesmo ela tendo recebido uma divulgação que saía do meio acadêmico, seja pela mídia, filmes dentre outros. Não se pode deixar esse período histórico de lado, precisa-se voltar e analisar, e identificar, seus problemas para que seja possível a sua compreensão em pleno século XXI.
É necessário ver o que foi herdado desta época. De acordo com o autor, Hilário Franco Jr., existe uma intuição de Idade Média como o berço da civilização ocidental cristã. E de forma acanhada ainda se hesita admitir que estruturas modernas fossem medievais.
O autor faz em seu livro, uma reflexão sobre o contexto da Idade Média a partir do entendimento de vários períodos da História, na tentativa de contrastar as diversas concepções. A concepção do livro não segue a estrutura cronológica, e sim temático-cronológica. Cada tema (economia, política, cultura, religião, cotidiano, etc.) corresponde a um capítulo, dentro do qual o assunto é desenvolvido de forma cronológica.
Já fica latente através das palavras de Franco Júnior que, no século XX, os historiadores tentam revelar o que realmente foi a Idade Média. Há uma história medieval baseada em maior número de fontes e melhores técnicas para interpretação.
Para isso, historiadores tentam dividir essa idade em período, com certa unidade interna porém, essas subdivisões não são aceitas por todos historiadores.
As divisões são: Primeira Idade Média, Alta Idade Média, Idade Média Central, Baixa Idade Média. A Idade Média teve sua infância e adolescência (Século IV-X); sua maturidade (séculos XI-XIII) e sensibilidade (século XIV-XVI).
Demograficamente, a primeira fase