Resenha do livro (Hermenêutica e Aplicação do Direito)
Nome: MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e Aplicação do Direito. Apostila do Curso de Direito - Hermenêutica, da UNIEVANGÉLICA. Anápolis, 2015.
Hermenêutica e Aplicação do Direito é mais uma das obras clássicas de estudo da Hermenêutica. A obra foi inicialmente publicada em 1924, conforme prefacia o autor, Carlos Maximiliano, que procurou nitidamente ‘escrever uma obra vazada nos moldes da doutrina vigente’. Segundo Carlos Maximiliano a Hermenêutica é a teoria científica da arte de interpretar. É uma espécie de transição do pensamento doutrinário, que deixa o dogmatismo extremado, sem, contudo, renegar o método na interpretação. É uma obra que tem muito prestígio no Brasil, sobretudo pelo caráter conservador do foro.
No ensinamento de Carlos Maximiliano, a Hermenêutica e sua Aplicação do Direito Consiste em enquadrar um caso concreto em uma norma Jurídica adequada. Ela se submete as prescrições da lei a uma situação da vida real, ela procura indicar o dispositivo que se adapta a um fato determinado. Ou seja, ela nos mostra a descobrir os modos e os meios de amparar Juridicamente um interesse Humano ou de uma sociedade. A Hermenêutica no Direito Alemão é o termo mais usado e completo que tem como objetivo e a sistematização dos processos para aplicar seus processos determinado os seus sentidos para o alcance das expressões do