Resenha do livro GOLDEMBERG, José. Energia e Desenvolvimento Sustentável,
Energia e Desenvolvimento Sustentável
Anderson Alves de Matos, Gabriel Kevin, Jeferson da Silva Cruz.
Universidade Nove de Julho, graduados do curso de engenharia elétrica. anderson.alves92@hotmail.com, e-mail,Gabriel.kevin@hotmail.com, Jeferson.cruz92@gmail.com
A obra Energia e Desenvolvimento Sustentável, de José Goldemberg, abordam aspectos importantes referentes ao uso de energias, possibilitando alternativas para um futuro sem grandes problemas de desenvolvimento.
O capitulo 1 se inicia por uma discussão do conceito de energia a definindo-a como a capacidade de produzir transformações num sistema (mecânicas, físicas, químicas ou biológicas).
A energia pode se manifestar de diversas formas: energia de radiação, energia química, energia nuclear, energia térmica, energia mecânica, energia elétrica, energia magnética e energia elástica. Uma importante propriedade dessas formas de energia é que podem ser convertida uma nas outras, com a possibilidade de, inclusive, serem armazenadas, assim dando origem ao principio de Conservação de Energia. O autor apresenta as unidades de medida das energias e fatores de conversão que possibilitam passar de uma delas para outras.
Dando continuidade, o autor inicia o capitulo 2 apresentando dados da quantidade de energia necessária para um ser humano permanecer vivo, sendo aproximadamente 1mil kcal por dia, diante disso o autor apresenta os estágios de desenvolvimento, desde o homem primitivo, há um milhão de anos até o homem tecnológico de hoje, mostrando assim que o consumo do homem primitivo era muito baixo 2 mil Kcal por dia, tendo crescido em um milhão de anos para quase 250 mil Kcal por dia, sendo esse crescimento devido desenvolvimento e do uso de formas de geração de energia como provenientes do carvão, do petróleo e seus derivados entre outros.
O capitulo 3 é dedicado as fontes inesgotáveis de energia, sendo essas energias