Resenha do livro Globalização: as consequências humanas Zygmunt Bauman
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
Local, Data: 09 DEZ. 2013
Resenha: As disparidades da globalização
Autor: Figueiredo, Yasmine J.
Livro resenhado: Bauman, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
Zygmunt Bauman é um sociólogo polonês, iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados, professor nas Universidades de Leeds e Varsóvia, publicou livros como: Amor líquido, Vidas desperdiçadas, Modernidade e Holocausto, o consumismo pós-moderno.
No primeiro capítulo o autor introduz uma reflexão a respeito das grandes corporações, onde as decisões são tomadas por seus acionistas, que estão em localidades distantes da realidade em que a organização está inserida, e preocupam-se apenas com a lucratividade das empresas. E em consequência da globalização, mudam as empresas de local sem se preocupar com os funcionários que estão presos a esta localidade devido a família. Assim, quem não está preso a localização muda o destino de acordo com suas decisões, e quem está preso está destinado a sofrer as consequências deste processo. E quando os obstáculos surgem, o capital, por não estar preso ao espaço migra para locais mais pacíficos afim de não se desgastar com problemas.
A distância e a fronteira geográfica deixaram de existir e as palavras “perto”, “longe”, “dentro” e “fora” perderam sentido na medida em que a comunicação evoluiu, e junto dela o progresso dos meios de transporte. “Desenvolveram-se de forma consistente meios técnicos que também permitiram à informação viajar independente dos seus portadores físicos.” (BAUMAN, 1999, p.17). Segundo Bauman, a rede de computadores proporcionou um aumento na velocidade de transmissão da informação, sendo esta mais rápida que a viagem dos corpos. De acordo com Bauman, esse aumento na velocidade de transmissão tornou a