Resenha do livro: filosofia da ciência de rubem alves
Danísio Pereira, aluno do Curso de Engenharia de Computação, Disciplina de Metodologia Científica da Turma de Engenharia de Materiais, 1º Período.
Modelos e Receitas
Manipular alguma coisa, significa em primeiro momento, om poder para se pensar, analisar, decompor, entender e prever. Fugindo da realidade e entrando no mundo da razão. Desta forma, entende-se que a capacidade para manipular racionalmente, constitui-se como base para manipulação da prática, ou seja, a teoria lança as bases da técnica.
Para se lançar as bases necessárias da técnica, deve se construir um modelo, para, a partir desse modelo, simular o que de fato poderá acontecer na prática. Nessa simulação podem surgir dúvidas que são naturais das necessidades concretas, e sendo assim, é necessário que o homem viva num mundo ordenado, sem se esquecer de que: é necessário que se organize o espaço e o tempo para tal.
Um modelo é um artefato construído pelo cientista. Todos os artefatos são construídos pelas mãos dos homens. Esses artefatos são construídos por modelos que inicialmente são constituídos por conceitos, os quais guardam semelhança com as coisas que podem ser vistas. Esses modelos não lançam mão de artifícios audiovisuais, que para serem entendidos usa-se a matemática para formulá-los.
A matemática é um artifício intelectual que permite aos homens explorar possibilidades de manipular os objetos da natureza. E desta forma que a ciência se vale da mesma para indicar as operações que o intelecto pode realizar sobre a realidade, corroborando como se fosse uma receita, ou até mesmo um artifício manipulatório. Para o ensinamento da ciência é necessário ensinar modelos e a fazer receitas das