Resenha do livro Divergente
SINOPSE: Em uma Chicago futurista, toda a sociedade foi dividida em cinco grupos de pessoas, chamados de facções. Existem cinco facções e cada uma delas dedica-se ao cultivo de uma virtude em especial - a Abnegação (Altruísmo), a Amizade (Paz), a Audácia (Coragem), a Franqueza (Sinceridade) e a Erudição (Inteligência). Cada facção ajuda na manutenção da cidade em um setor diferente.
Todas as pessoas, quando chegam aos dezesseis anos, são submetidas ao grande Teste de Aptidão, que lhes ajudará a escolher a facção que melhor corresponde à sua personalidade, e em seguida participam da Cerimônia De Escolha, onde os jovens devem decidir a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas - podendo permanecer em sua facção de origem ou abandoná-la para sempre.
Para Beatrice Prior, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é — não podendo ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma, quando decide se unir à facção dos corajosos, a Audácia.
Durante o processo de Iniciação altamente violento e competitivo que se segue, Beatrice Prior muda seu nome para Tris e esforça-se para decidir quem são realmente seus amigos — e onde se encaixa em sua nova vida. Tris conhece um rapaz chamado Quatro/Tobias, que é seu Instrutor de Iniciação. Tris acaba revelando fortes sentimentos por ele, Quatro é ao mesmo tempo um rapaz perturbador e cheio de segredos.
Mas Tris também tem um segredo, que mantêm escondido de todos, pois poderia significar sua morte: Ela é uma Divergente - apresenta aptidão para mais de uma facção. Isso a torna uma ameaça em potencial, pois aqueles que não se encaixam em apenas uma facção não podem ser manipulados ou persuadidos, ameaçando assim o sistema estabelecido. Portanto, todos os Divergentes devem ser exterminados.
Ao descobrir um terrível plano da Erudição e da Audácia de dominar o Conselho Governamental da cidade, assumir a liderança das cinco