Resenha do livro ditadura e serviço social
Campus: Miracema
Acadêmica: Aline Niciacio de Oliveira
Professora: Kathia Nemeth Perez
Disciplina: Psicologia Social
Curso: Serviço Social 3º Período
O Que é Psicologia Social e Quais Suas Aplicações Práticas.
A psicologia social é a ciência que estuda o comportamento social das pessoas de um determinado lugar no qual busca observar suas interações sociais, a dependência recíproca entre as pessoas, o encontro social de forma considerada a união da psicologia à sociologia apesar de serem campos independentes no qual um visa o estudo do ser humano de forma individualizada enquanto o outro a esfera social, porém com proposta de interação entre ambas.
O papel da psicologia social é mostrar a conexão existente entre o indivíduo e a sociedade no qual está inserido, porém não deixando de lado a individualidade de cada pessoa em que cada um tem seus princípios, valores e convicções.
Ela busca a percepção social das pessoas no interpretar os pensamentos do outro, na criação de pré-conceitos em que trará uma comunicação que depende da atribuição de significado à situação vivida havendo um processo de interdependência, conformidade e influência entre as pessoas que se comunicam.
Por meio dessa percepção o indivíduo organiza suas informações com afetos que resultará em atitudes positivas ou negativas em ações a serem realizadas em relação ao meio social.
A sociedade é um mesclado de pessoas de comportamentos distintos, de características próprias, situações conflitos no qual se encontra de forma imbuída num meio coletivo.
No meio social passamos por diversas situações problemas que afetam o comportamento das pessoas ocasionando tensões e mudanças de atitudes que levam a um comportamento inadequado, porém temos que discernir a manter o autocontrole a lidar com essas situações novas.
O ser humano desde a sua formação ele é influenciável iniciando no ambiente familiar a partir do