Resenha do livro Director's Team
832 palavras
4 páginas
Resenha do texto The Film Director’s TeamDividido em 3 principais blocos – Conceitos Gerais, Pré-Produção e Produção – o livro “The Film director’s Team” discorre sobre o processo de produção Audiovisual Norte Americano. Assumindo a ótica do assistente de direção e do unit production manager, é destrinchado e exposto todo o processo criativo, jurídico e industrial na qual as produções são estruturadas.
Na primeira parte do texto, é feito inicialmente um panorama histórico baseado na tradição do Studio System; a qual, juntamente com a documentação do DGA Basic Agreement, é utilizada para se explicar a origem dos profissionais em que ótica narrativa é calcada – O assistente de direção e o chamado unit prodction manager – e como esses foram, aos poucos, se moldando paralelamente com a estrutura cinematográfica que estão inseridos.
Apesar de um tanto distante do nosso modelo de produção cinematográfica, ao meu ver, a parte mais proveitosa deste início explicativo e cheio de referências históricas, mostra-se quando é de fato explicado a diferença de papeis e responsabilidades desses profissionais juntamente com a explicação dos estúdios – da departamentalização e padronização ocorrida na história do cinema norte-americano.
Após o término das questões gerais, adentramos na segunda parte do livro, a dinâmica de pré-produção. Neste período que antecede o momento de captação é o momento em que toda a filmagem é mensurada e planejada. Novamente, vale a pena ressaltar que a estrutura norte americana, por mais que em certos aspectos sirva de molde para a nossa, trata-se de um cenário um tanto diferente da nossa.
Contudo, as semelhanças existem e não são exatamente o que podemos chamar de escassas. Muito do que é discutido nessa parte do texto acredito ser de extrema importância prática para qualquer produção audiovisual, independente de sua origem de criação; dentre elas, a importância do diálogo entre a parte criativa e a parte técnica – o qual, segundo o autor, o