Resenha Do Livro Diferentes Somos Todos
Introdução
O livro “Diferente Somos Todos” aborda a história de duas crianças com Síndrome de Down, as quais tinham irmãs que estudavam em uma mesma escola. As crianças eram de classes sociais diferentes. Ao longo da história, buscam lutar pela diferença dos seus irmãos criando assim, formas de poderem ajudar a incluí-los na escola.
Desenvolvimento
No decorrer de nossa leitura do livro “Diferente somos todos” de Perlman (2005), nos deparamos com alguns assuntos significativos que seria interessante abordar. Dentre estes, a questão da inclusão escolar, sem dúvida, é algo que merece nossa atenção. Ao longo do curso,em algumas disciplinas que estudamos, ouvimos com frequência nossos professores falarem sobre a inclusão, mais especificadamente a inclusão no âmbito escolar. O que faz com que tenhamos certas ideias a respeito deste processo que não observamos em nossa prática docente. Por isso, pensávamos que a inclusão era um processo que acolhia a todos, no entanto, em práticas ao longo do curso, em discussões sobre o assunto e muitas vezes através de observações nas escolas com alunos incluídos, verificamos que nem sempre o aluno recebe as adaptações necessárias para que aconteça o desenvolvimento de sua aprendizagem, ou seja, infelizmente, é o aluno que acaba por se adaptar a escola (ou não).
Diante disso, segundo alguns autores afirmam: A proposta de educação inclusiva traduz uma aspiração antiga, se devidamente compreendida como educação de boa qualidade para todos e com todos buscando-se, meios e modos de remover as barreiras para a aprendizagem e para a participação dos aprendizes, indistintamente. A partir disso, constata-se que a obra justifica justamente essa questão da inclusão em uma escola regular, onde as colegas “Carminha” e “Laurinha” discutem que seria importante que seus irmãos “Diogo” e “Gabriela” estudassem na mesma escola que crianças sem nenhuma deficiência. Nesta perspectiva, a autora nos leva a pensar na importância de