Resenha do livro de rubem fonseca
Aluna: Cristiano Benedito lauro
Prof.ª: Josiane
Disciplina: Português
Atividade: Resenha do Livro Agosto de Rubem Fonseca
O livro de Rubem Fonseca é um romance policial. Ocorreu em agosto de 1954, o livro apresenta momentos históricos daqueles episódios, que levaram no suicídio de Getúlio Vargas.
Simultaneamente à narrativa da crise que levaria Getúlio ao suicídio, provocada pela tentativa de assassinato de Carlos Lacerda, o autor desenvolve a história ficcional ao redor do personagem central do romance: o comissário Alberto Matos.
Agosto de 1954, caos e escândalos políticos aparecendo diariamente nas páginas dos jornais. Getúlio Vargas, Presidente da República, começa perder sua popularidade.
Gregório Fortunato - chefe da guarda pessoal de Vargas - consciente de que o jornalista constitui uma ameaça, planeja um atentado contra a sua vida.
São crimes que cercam a vida do Comissário Mattos.
O atentado a Lacerda fere um coronel da Marinha; explodem manifestações na imprensa e nas ruas. O povo exige explicação do governo.
O Comissário tem uma única pista do assassinato do milionário: um anel dourado e alguns pêlos de negro no sabonete do banheiro. Suas namoradas, Salete e Alice, no seu pé, perturbam-no. Alice, casada com um rico empresário,
Pedro Lomagno, desabafa seu drama: diz que seu marido tem uma amante, Luciana Aguiar, viúva de Paulo Gomes Aguiar, o homem cujo assassinato é investigado por Mattos.
Após descobrir que o anel não pertence a Gregório Fortunato, a suspeita recai sobre Chicão. Pedro sente a pressão do Comissário e manda Chicão eliminá-lo.
Vargas marca uma reunião com os ministros no Palácio do Catete. Cada ministro faz a sua análise da situação política nacional.
Ao final, o Presidente, cansado, solitário e deprimido, sobe para a ala residencial do Palácio e decide "sair da vida para entrar na História". Mattos entrega-lhe o anel. Ao final do romance, temos uma quantidade de elementos: a corrupção