Resenha do Livro Açúcar Amargo de Luiz Puntel

295 palavras 2 páginas
Em uma fazenda na cidade de Catanduva vivia a família de Pedro e Zefa com seus dois filhos Altair e Marta a filha mais nova, onde foram despejados pelo se patrão, porque ele iria plantar cana-de-açúcar.

Então eles decidem morar em Bebedouro, onde seu pai e seu irmão Altair começam a trabalhar na colheita de laranja como bóias-frias. Altair morre e seu pai decide que não da mais para morarem em Bebedouro, então decidem mudar para Guariba, onde o pai de Marta vai trabalhar como cortador de cana-de-açúcar.

Em um dia marta descobre que seu pai achava que ela era culpada pela morte do irmão e com raiva ela se disfarça de homem e começa a trabalhar como cortador de cana fingindo que era mudo para seu pai não perceber sua voz.

Agenor e mudinho viram grandes amigos e Ângela com ciúmes de Agenor com mudinho parte para cima dele e seu segredo e revelado e seu pai não acredita que Marta era mudinho e ele começou a se orgulhar da filha que tinha.

E a noite na escola com tudo acertado com Agenor ele pede para namorar com ela e ela aceita pois na época de mudinho ela já era apaixonada por ele, e ela continua cortando cana do mesmo tanto e na hora do pagamento ela vê que foi roubada e fica indignada com isso e no trabalho ela começa com uma revolução e todos a apoiam, conseguem vencer a batalha, mas seu pai é atingido por uma bala e perde muito sangue e precisa de transfusão de sangue e marta doa. O pai de Marta descobre que ela tinha salvado sua vida e pede perdão a ela. Com isso ouvem a notícia que haviam ganhando a

Relacionados

  • Temas transversais
    82226 palavras | 329 páginas