Resenha do livro 1808
Laurentino Gomes é paranaense de Maringá, quatro vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Seu terceiro livro, 1889, lançado pela Globo Livros, trata da Proclamação da República.i
RESUMO
O texto a seguir procura explicar de forma clara a obra autor Laurentino Gomes “1808: Como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, procurando mostra as ideias centrais que gira em torno de sua presente obra.
UM OLHAR SOBRE 1808
O livro é de conteúdo histórico, tratado pelo jornalista paranaense de Maringá como resultado de dez anos de investigação, segundo ele mesmo afirma ao apresentar logo de início o editor Tales Alvarenga, que já lhe encomendara no ano 2000 o volume histórico especial a Aventura do Descobrimento, a professora orientadora Maria Odila Leite da Silva Dias, e o bibliófilo José Mindlin, a cuja preciosa biblioteca teve acesso.
Apesar da data do título – 1808 – o livro trata de fato dos 13 anos em que a Família Real Portuguesa esteve residindo no Brasil, desde a sua saída de Portugal em novembro de 1807 até a sua volta a Portugal em julho de 1821.
Na Introdução, o autor começa falando do prédio onde residiu a Família Real portuguesa, através da menção ao meteorito de Bendegó, encontrado em 1784 em Monte Santo, sertão da Bahia,