Resenha do filme o sorriso de monalisa e a sociedade dos poetas mortos
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Silvio Roberto Souza Lima
17/10/2012
Resenha do filme: Sorriso de Mona Lisa e a Sociedade dos Poetas Mortos O filme Sorriso de Mona Lisa retrata a historia de uma professora inovadora com idéias à frente de seu tempo, na década de 50. Num primeiro contato com a turma, composta apenas de mulheres de classe média alta, a professora Katherine ficou surpresa com a capacidade das alunas de decorar uma apostila extremamente limitada. Além disso, as alunas demonstravam desconhecimento do que realmente seria a disciplina de História da Arte, com a qual a educadora teria que trabalhar.
A Instituição educacional era de uma postura extremamente tradicionalista, assim como a maioria dos professores, eao perceber suas ideias ela é tachada de subversiva.
Não sendo uma Educadora limitada, usa de slides, de visitas a exposições de artes, dessa maneira de desperta o interesse das alunas pela disciplina, observando detalhes que não estavam expostos na apostila.
Ela levanta questionamentos e reflexões acerca das normas impostas, não somente em relação ao conteúdo programático, buscando informações que estavam fora da apostila, mas também, questionando os valores vigentes na sociedade da época, estimulando às alunas a conceberem a realidade de outra forma, a se aventurarem a fazer uma análise própria.
Educadora por excelência, ela se preocupava com o futuro das suas alunas, procurando conhecê-las mais de perto (algo que Paulo freire convida os educadores em seu livro pedagogia da autonomia). Ficava indignada com a limitação da evolução profissional das jovens alunas, pois o único desejo imposto pelos costumes da época era a de ser uma “doméstica prendada” (passadeiras, cozinheiras, “limpadeiras” de bumbuns dos filhos, consumidoras de utensílios domésticos e tudo isto sem questionar absolutamente nada). Educadora de visão futurista rompe com o tradicionalismo, mostrando às alunas que é possível conciliar uma carreira