Resenha do filme "o nome da rosa"
Filme: “O Nome da Rosa”
Mosteiro Clemente Prudente, ano de 1323.
Dois homens chegam ao Mosteiro com a tarefa de desvendar um segredo, pois um homem foi encontrado morto caído de uma torre.
Irmão William que acabara de chegar vai investigar o caso, antes de recorrer a ajuda da inquisição.
Ele e seu pupilo Adso foram até a torre e nada encontraram a não ser uma moça do qual chamou a atenção de Adso. Ao amanhecer, todos estão em oração quando esta é interrompida e chamado o padre, pois uma morte ocorrera no chiqueiro.
Foi encontrado um corpo de cabeça para baixo dentro de um barril, era Venâncio um tradutor, estudioso de Aristóteles.
Irmão William continua suas investigações a cerca das mortes que andam ocorrendo no mosteiro, ele percorre o local do crime de Venâncio e encontra pegadas profundas no gelo. De lá foram até o Bibliotecário onde Venâncio estudava, e entrando lá uma bronca estava sendo dado, pois Monges não devem rir.
Irmão William percebeu que vários livros não estavam na prateleira, resolveu voltar a noite e foi até a mesa onde Venâncio estudava e encontrou palavras em Grego, pegou seu óculos e foi traduzi-las, mais um monge apareceu na sala fez barulho e conseguiu roubar o folha que estava em Grego e os óculos de William.
Na corrida atrás do monge Adso e William se separam, Adso encontra a mulher que havia visto dias antes e ela o seduz.
O mestre William encontra no cemitério um monge corcunda do qual desconfia e tenta arrancar algumas informações. Adso confessa para seu mestre da moça e fala do amor. William diz sobre Tomás Aquino, palavras da Bíblia e também que Deus lhe concedeu virtudes e que a vida é melhor sem amor, sossegava e monótona.
Os dois voltaram a Biblioteca atrás dos óculos de William e lá havia uma porta que dava para uma sala secreta e foram proibidos de entrar.
Outra morte aconteceu desta vez do assistente bibliotecário, com ele foram achados os óculos e os