RESENHA DO FILME O LEO DE LORENZO
O filme Óleo de Lorenzo conta a historia de uma família que muda totalmente seus hábitos depois de um diagnóstico médico, uma doença rara e incurável atinge um menino de apenas cinco anos e abala a estrutura psicológica de seus pais. O filme retrata padrões e até mesmo limitações impostas pela ciência convencional. O casal de historiadores Augusto e Michaela Odone levam uma vida aparentemente normal ao lado do único filho Lorenzo, porem as coisas começam a mudar quando acriança começa a apresentar sinais de hiperatividade, surdez e não consegue comandar sues movimentos, os pais de Lorenzo intrigados com os sintomas, recorrem a vários médicos, para saber o que doença apresenta Lorenzo. Depois de consultarem alguns médicos recebem o diagnóstico que o menino é portador de Adrenoleucodistrofia (ALD), que segundo Massaqueto et al. (s/d) é uma doença genética rara, incluída no grupo das leucodistrofias, e que afeta o cromossomo x, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente homens. A ALD decompõe a bainha de mielina( substância gordurosas que ocorre os oxônios e seus feixes), não apenas atua como um bom isolante, como é estruturalmente desenhada para promover a liberação rápida e eficiente de impulso nervoso.
Descoberta a doença em Lorenzo, seus pais acabam vivenciando a frustração da falta de medicamentos para a doença e o fracasso dos médicos, e então os pais de Lorenzo começam a estudar e pesquisar a doença por conta própria, com esperança de descobrir algo que pudesse conter o avanço da doença, que rapidamente estava destruindo o cérebro de Lorenzo deixando-o cego, deficiente físico, incapaz de engolir e de se comunicar.
Os pais de Lorenzo passaram dias e noites em bibliotecas fazendo um estudo do caso de seu filho, e quando constatavam alguma informação relevante, procuram médicos e professores de medicina para discutir suas idéias a fim de