Resenha do filme "o grande desafio"
A história se passa no Texas, onde o professor Melvin Tolson da Faculdade de Wiley (instituição de ensino apenas para negros nos Estados Unidos da America) lidera uma turma de garotos prodígios. Incentivados pelo tutor, os jovens Henry Lowe, Samantha Booke e James Farmer Jr. formaram uma equipe de debatedores (que tem pela primeira vez uma mulher como integrante).
Esse grupo sai em viagens para competições tornando-se praticamente imbatível durante os anos 20 e 30 – primeiro, derrotando as principais universidades para negros, e depois conseguindo um confronto histórico com a poderosa Harvard, formada por alunos da elite branca. O debate que causou maior impacto foi o que teve como assunto: “Os Negros Frequentarem as Mesmas Universidades que os Brancos”. Na época em que se passa o filme ocorria muito o linchamento de negros, o preconceito racial era muito forte.
O mesmo professor que formou o grupo de debates (Tolson) promovia em sigilo reuniões para a criação de um sindicato de arrendatários e trabalhadores de terras, ele enfrentava grandes dificuldades, pois o comunismo não era aceito, tanto é que uma das reuniões foi invadida por opositores que agrediram todos os que estavam ali, ele teve que enfrentar ate mesmo o xerife, sendo preso, tal prisão causou grande impacto no grupo de debates levando a algumas universidades a desistirem.
A teoria que eles usam é de causar grande impacto, pois é algo tão simples, mas que faz toda a diferença, acreditar na sua capacidade de vencer, acreditar que as derrotas são apenas meios para depois se conquistar a vitória, e acima de tudo ACREIDTAR NO PODER DAS PALAVRAS. O grupo em si ganhou um aprendizado que serviu não apenas para sua vida acadêmica, mas para a vida pessoal sendo que eles aprenderam ate mesmo a lutar por seus direitos. “O Grande Desafio” é um filme digno, admirável e tem grandes momentos de interpretação. Tem