resenha do filme e seu nome não jonas
Mesmo com a insistência da mãe, a direção da escola não mudou sua postura, ignorando as crianças que não conseguiam aprender por seus métodos e condenando-as como se fossem uma raça inferior. A sociedade da época era muito ignorante. Não conseguiam lidar com o menino. Tinha também grande dificuldade para lidar com a maneira rude de seu pai o tratar, pois ele impunha uma disciplina rigorosa.
Por falta de orientação a mãe enfrenta grande dificuldade para lidar com essa situação mais ao decorrer do tempo ela vai à busca de uma escola para surdos onde é orientada não deixar que seu filho use gestos para se comunicar com a justificativa de que ele não teria disposição para aprender a falar e a fazer a leitura orofacial se pudesse se comunicar com as mãos. Desta forma a relação de Jonas com a família fica ainda mais difícil porque todos ouvintes e infelizmente não tem orientação e são preconceituosos.
Após a morte de seu avô Jonas demonstra não compreender sua ausência e ao tentar encontrá-lo acaba se perdendo. Nesse momento fica claro que sua relação familiar mais significativa era com o avô