Resenha do Filme A Ultima Tempestade
A última tempestade Prospero's Books. (1991) Diretor: Peter Greenaway. Gênero: Drama, Fantasia. Duração: 129 min. Roteirista: William Shakespeare, Peter Greenaway.
Greenaway em sua longa metragem fez uma adaptação na obra de Shakespeare ‘‘A Tempestade’’ que conta a historia de um duque chamado Prospero com sua filha Miranda que foram forçados a sair de Milão por traição e ambição de seu próprio irmão Antônio que foram colocados em um barco no mar de qualquer forma sem chances de poder voltar para a cidade porém um velho honesto Gonzalo colocou ali comida água e os principais livros ao qual Prospero valorizava mais que seu próprio ducado colocou e assim foram para em uma ilha cheia de mistérios e de magias, A qual o duque e sua filha permaneceram ali por muitos anos até que através dos conhecimentos mágicos que havia Prospero provoca uma tempestade onde vê ali a chance de se vingar daqueles que os traíram, fazendo ela levar o barco deles e eles ficam ali presos na ilha também. Prospero era como o Rei da ilha tinha domínio mágico de vários espíritos e duendes o principal deles que era bastante fiel era o Ariel que sempre estava o ajudando e depois da tempestade queria tirar da ideia de ‘‘seu senhor’’ de vingança. E acontece um inesperado a filha de Prospero se apaixona pelo filho de seu inimigo e Prospero vendo o amor dos jovens acaba aceitando e depois até perdoando seus inimigos e desistindo de sua vingança.
Este não um tipo de filme no qual costumamos ver acredito que foi uma grande inovação no cinema da época , pois ele usa uma combinação de mimica com dança que são expressadas principalmente nas partes sonoras e ainda com figurantes nus, também é possível percebemos uma sintetização, sobreposição, montagens que ocorrem nas imagens dando uma expressividade , um efeito visual diferente. Quando Prospero provoca a tempestade é possível perceber também os movimentos dos figurantes nus como vento , como chuva . Grande parte do filme