Resenha do filme A História das Coisas
Trata-se de um documentário que expõe as verdades inconvenientes sobre o impacto do consumo excessivo no meio ambiente, nossa economia de materiais e seu sistema de produção linear falho e a saúde física e psicológica das pessoas, direta e indiretamente envolvidas no processo.
Logo de inicio é levantada uma questão ignorada e desconhecida por muitos: De onde as coisas vêm e para onde vão quando as descartamos? É com essa questão que a apresentadora nos revela o sistema de produção das coisas e seu maior problema: ele é um sistema linear em um planeta finito. A linha, então, é separada em pontos chaves do processo, e, de modo esclarecedor e dinâmico, são explicadas ao público: desde o governo; corporações; extração dos recursos naturais; produção, venda, uso e descarte dos produtos; a poluição em si, presente em diversos pontos do processo e suas vítimas. Depois de esclarecidos todos os problemas, a apresentadora nos revela uma solução: transformar esse sistema linear em um sistema cíclico e sustentável; mostrando-nos que podemos, sim, reverter à situação, uma vez que o antigo sistema também foi criado por nós.
O documentário lida com questões importantíssimas e desconhecidas a muitos, tem uma abordagem direta, criativa e muito didática, que torna a compreensão e conscientização fáceis a qualquer um. Além disso, acredito que o meio utilizado teve uma participação muito positiva no processo de divulgar a problemática, uma vez que as pessoas, e principalmente os jovens, do mundo todo estão conectadas à internet, sendo possível e fácil a divulgação da questão.