Resenha do filme a fuga das galinhas
1. O filme é ambientado em um contexto de situação extrema: um campo de concentração. Muitas empresas se sentem exatamente nesta situação quando a questão é produtividade e inovação para o mercado. As nossas personagens passam por isso. Elas estão confinadas e são obrigadas a serem “produtivas” mesmo em condições de extrema pressão onde o único elemento motivacional é a morte (no caso das empresas é a demissão). Faça uma comparação da produtividade exigida pela escola, ressaltando as condições de extrema pressão no campo educacional.
2. Há uma constante vigilância e cobrança milimétrica a respeito da produção sem qualquer respaldo por parte dos donos. Sem piedade. Dentro deste contexto as galinhas produzem e se organizam para produzir melhor. Por outro lado temos um grupo se auto-organizando para tentar “fugir” do galinheiro. Este grupo é liderado por uma galinha chamada Ginger. Descreva as características principais da Ginger que a qualifica como uma líder.
3. Muitas pessoas que chegam ao comando de equipes e departamentos hoje tem o perfil de “pessoa inteligente”. Elas acham que trabalham em equipe porque as outras pessoas as escutam, mas não percebem que nunca contam com uma colaboração motivada das pessoas. As pessoas vêem, mas não se envolvem. O envolvimento é o primeiro termômetro da liderança. Estar à frente do processo não significa conduzir o processo. Ginger sempre esta a frente do processo, mas não percebe que não conduz nada. O resultado que ela alcança é desastroso. Na sua visão parte da culpa (grande parte da culpa) é das pessoas que não se envolvem e não colaboram com o plano de fuga. No ambiente escolar encontramos este tipo de pessoa? Em que ocasião? Dentro do contexto escolar quais os prejuízos causados por este tipo de gestor?
4. A esperança para as galinhas surge dos céus com a chegada