resenha do filme "A cidade sem passado"
História
Driely da Silva Cunha
Introdução aos Estudos Históricos
Resenha do filme Uma cidade sem memória de Michael Verhoven
Uma cidade sem passado – em inglês The Nasty Girl – é um filme produzido pelo diretor Michael Verhoven no ano de 1989.Ele se passa em uma cidade da Alemanha chamada de Pfilizin,onde uma estudante chamada Sonja Wegmus – que narra sua própria história com uma possível necessidade de resgatar a memória de sua vida - se dedica ao estudo de sua cidade natal na época denominada III Reich para um concurso de redação e faz disso um trabalho acadêmico,ou até mesmo seu objetivo de vida.
Através dessa pesquisa a personagem se depara com duas versões:a imposta pelo Estado e a que poderia conseguir a partir de analises de arquivos. Já nesse momento podemos observar uma grande dificuldade dos historiadores.
A oralidade transmitida muitas vezes é apenas uma valorização de um determinado fato,criando uma cultura imposta.Mas ainda existe uma ultima fala dos mortos dos passados:os arquivos/documentos.
As primeiras fontes de pesquisas usada pela protagonista são os jornais e o Arquivo Municipal – que são fontes de maioria escrita pela elite – e os relatos de personalidades que viveram a época,sendo este ultimo onde foi usado muitas vezes o gravador.Mas só as fonte não lhe bastavam,ocorria muitas vezes uma analise .A metodologia entra então como valorização da pesquisa.a necessidade de um processo de construção dessa memória.
Esse processo não é nada fácil nem no enredo do filme e nem na realidade. A cultura moral sempre se mantém e a elite a todo tempo se coloca firme para silenciar um passado nada glorioso.Mas Sonya não desiste,e como mais um problema de tantos historiadores, a pesquisa se torna a sua vida,causando ameaças a sua família,logo que estes dados recolhidos afetam um certo grupo da sociedade.
Ocorre também problemas diante da convivência familiar,afinal toda pesquisa demanda tempo e dedicação,e