Resenha do filme - uma prova de amor
Marcelo Hessel
10 de Setembro de 2009
Dados técnicos
Uma Prova de Amor
My Sister's Keeper
EUA , 2009 - 109
Drama
Direção:
Nick Cassavetes
Roteiro:
Nick Cassavetes, Jeremy Leven, Jodi Picoult (livro)
Elenco:
Sofia Vassilieva, Abigail Breslin, Cameron Diaz, Jason Patric, Evan Ellingson, Alec Baldwin, Joan Cusack, Heather Wahlquist
Quem já viu Diário de uma Paixão (The Notebook, 2004) pode se sentir familiarizado com a estrutura de Uma Prova de Amor, o sexto longa-metragem de Nick Cassavetes. Mais uma vez temos um embate, via flashbacks, entre uma realidade que dói e afetos que ficaram no passado. Antes era a história de um casal. Agora, de uma família.
Kate (Sofia Vassilieva) sempre conviveu com uma leucemia, mas hoje, aos 15 anos, sua vida é mais infeliz do que antes. Seus pais (interpretados por Cameron Diaz e Jason Patric) discutem, o irmão mais velho (Evan Ellingson) se sente negligenciado e a caçula de 13 anos (Abigail Breslin) - concebida em proveta para doar um rim à irmã doente - quer decidir sozinha o que fazer com o próprio corpo, nem que tenha que lutar por isso na justiça.
Parece sinopse daqueles telefilmes de tribunal apelativos, mas o fato é que o caso judicial fica em segundo plano, e a prioridade é narrar a história de vida de Kate. Como no filme de 2004, Cassavetes bate e assopra: a doença no presente é cruel e impactante (antes eram as crises de raiva provocadas pelo Alzheimer da personagem de Gena Rowlands, agora são os vômitos e os sangramentos de Kate), já o passado guarda lembranças, mesmo aquelas associadas ao câncer, dignas de serem revisitadas.
A memória é chave nesses dois filmes do filho de John Cassavetes. Em Diário de Uma Paixão, elas precisam ser resgatadas a todo tempo pelo personagem de James Garner, por conta da doença degenerativa de Rowlands, para que o amor dos dois não se apague. Em Uma Prova de Amor, Kate tem em seu