Resenha do Filme: Um Evento Feliz
RESENHA
Um evento feliz
Cassia Maria Avila da Fonseca1
O filme Um evento feliz, em francês “Un Heureux Èvénement” é um filme francês lançado em 2011 e dirigido por Rémi Bezançon. O longa metragem, conta com um tema bastante abordado pela indústria cinematográfica: o nascimento de um filho. Este drama romântico conta a história de um casal, desde o que se conheceram, até o momento em que decidiram ter um filho, mostrando os impactos do ingresso de um terceiro na vida do casal, bem como o impacto da família na vida do casal neste momento tão delicado.
O filme inicia mostrando Barbara já grávida, deitada na cama, sofrendo das dores da gravidez e já na sequência mostra como tudo ocorreu, como o casal, Barbara e Nicolas se conheceram. Nicolas trabalhava em uma locadora que Barbara frequentava e foi lá que eles iniciaram seus flertes trocando mensagens por meio dos filmes, utilizando títulos sugestivos como “Amor à flor da pele”, “Prenda-me, se for capaz”, dentre muitos outros.
Após muitas trocas de mensagens através dos títulos de filmes, Barbara e Nicolas iniciam um relacionamento bastante intenso, e com o amor à flor da pele, o balconista da locadora, Nicolas, e a bolsista de uma Universidade Barbara, mesmo em um momento de pouca segurança financeira e de inúmeras questões profissionais e acadêmicas, decidiram em um momento de intenso amor, visivelmente em um impulso, ter um filho.
Após românticos momentos o filme segue mostando a gravidez, suas belezas e dificuldades. A alegria da notícia, a reação da família, que neste caso não foi nem um pouco positiva além das inseguranças. Dentro das dificuldades da gravidez, o filme mostra os sofrimentos de Barbara com os enjoos, a gula, mudanças no seu humor, os pesadelos, e as dificuldades de encarar a gravidez juntamente com a família, visto que a avó materna deste filho que estava por vir, encarou a gravidez como uma irresponsabilidade, pois o casal não estaria maduro o suficiente para ter esse filho, além de suas