Resenha do filme tempos modernos
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PÓLO GUAICURU
EMERSON LUIS ANDREANI – RA 394527
FILME
TEMPOS MODERNOS
PROFESSORA ONISIA LOUBET
CAMPO GRANDE – MS
24/09/2012
Síntese do Filme
Título: Tempos Modernos
Diretor e ator principal: Charles Chaplin
País de Produção: Estados Unidos da América
Ano: 1936
Distribuidora : Continental
Assunto : As condições de trabalho na indústria durante a depressão dos anos 30.
Resumo : O filme faz uma crítica ao capitalismo e ao modelo industrial.
Duração : 85 minutos
RESENHA
Este filme de Charles Chaplin mostra como a busca pelo progresso e a ambição do ser humano, podem nos levar a uma vida de escravidão, e como estes nos fazem esquecer de valores realmente essenciais e necessários a vida humana.
A vida não é valorizada e só se importam com as novas ideias e modelos de de capitalismo e industrialização, com base num sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica a um novo modelo de sociedade, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias.
O Homem é tratado apenas como uma engrenagem da própria máquina, e que deve mostrar resultados cada vez melhores, para que se garantam os lucros dos empresários.
Chaplin retrata neste filme para toda a sociedade, como este novo processo de industrialização, está escravizando o ser humano e como os valores de vida estão sendo esquecidos. O ser humano tem necessidades, valores morais e éticos, quer constituir família e ter condições dignas de vida com o fruto de seu trabalho.
Ainda hoje temos trabalho escravo, empresas em que os empresários usam e abusam de seus empregados visando simplesmente o lucro, e não se importando como deve ser o processo para se alcançar esses resultados.
Como em todos os seus trabalhos Charles Chaplin em toda a sua genialidade traz de volta emoções ao ser