Resenha do filme tempos modernos
O filme se passa na crise de 1929,ele começa com um grande relógio que é colocado na tela nos fazendo associar o quanto nossa vida depende do tempo ou pensar que cada segundo vale dinheiro e que por isso não podemos desperdiçar nenhuma fração de tempo. A trama fala do crescimento das indústrias, das dificuldades encontradas pelos trabalhadores para se adaptar aos novos métodos de trabalho, do desemprego desencadeado pela substituição do homem pela máquina, e da situação da sociedade em geral.
Como podemos ver no filme,Charles Chaplin se passa por um funcionário altamente stressado pelos más condições do trabalho e pelo excesso de trabalho sem pausas algumas,nem pra poder comer.Isso tudo desmotiva o funcionário fazendo com que o desgaste seja maior e o funcionário produza menos.
Podemos ver também que com certeza de tanto trabalhar ele começou a ficar “louco”,pois mesmo depois que terminava seu trabalho ele não conseguia parar de pensar naquilo e continuava com seus gestos de apertar os parafusos,mesmo não tendo mais parafusos para apertar.Com isso podemos interpretar que ele acabou ficando doente,tendo uma doença ocupacional,mais como naquela época isso não existia,axaram que ele estava louco de tanto trabalhar.
Podemos notar também que as condições higiênicas eram péssimas,mais até que era bem organizado,cada um exercendo sua função corretamente.
O que poderia ser feito para minimizar o stress dos funcionários¿Os empregadores poderiam fazer pausas de 10 a 15 min a cada 1h para que o funcionário possa estar relaxando,fazendo suas higienes,pois assim o funcionário não teria tanto stress acumulado e renderia bem mais no seu local de trabalho.Poderia implementar a gisnástica laboral,para que os funcionários possam se alongar e se exercitar para assim relaxarem e serem mais produtivos em seu local de trabalho.Poderiam haver horário de almoço para que esses funcionários se alimentem melhor e com mais tranqüilidade.Uma