Resenha do filme sorriso de monalisa
Macromolécula naturais e artificiais
Manaus/AM Aluno: Anderson dos santos Gomes Serie: 3 ano turma: 04 turno: matutino n: 42
Trabalho solicitado da disciplina de Química para obtenção de nota parcial do terceiro bimestre sob orientação do professor : Carlos.
Manaus/AM
Introdução
Polímeros são definidos como o conjunto de pequenas moléculas denominadas monômeros, elas se ligam para formar macromoléculas. Daí o nome do grego: poli = muitos + meros = partes. Os polímeros se classificam em naturais e artificiais:
Polímeros naturais são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. São úteis na fabricação de diversos materiais como papel, pneus, etc. Como se sabe, proteínas e polissacarídeos estão presentes nos alimentos que ingerimos.
Polímeros artificiais, os materiais poliméricos produzidos artificialmente surgiram da necessidade de imitar os polímeros naturais. São produzidos pela síntese: processo que surgiu após a descoberta da Química Orgânica (segunda metade do século XIX), e requer tecnologia sofisticada, pois envolve reações químicas em laboratório.
Os polímeros sintéticos revolucionaram o século XX, ficaram popularmente conhecidos como plásticos. Com eles tornou-se possível fabricar vários objetos, dentre eles: sacolas, para-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, mantas, colas, tintas e chicletes.
Macromoléculas artificiais
A principal conquista industrial da química orgânica no século XX foi a fabricação em grande escala de polímeros sintéticos. Com eles foram criados materiais fundamentais para o desenvolvimento tecnológico, como os plásticos, as fibras sintéticas e as resinas artificiais.
Polímero é uma macromolécula natural ou sintética, de alto peso