Resenha do filme "Somos todos diferentes"
O tema desta pesquisa foi baseado na história de Ishaan, personagem do filme Somos todos diferentes acometido a dislexia.
Este trabalho tem por objetivo expor a importância de reconhecer e identificar o aluno com tais dificuldades e trabalhar de acordo com as mesmas, traçando assim estratégias de inclusão.
Palavras - chaves: Educação Especial. Dislexia.
INTRODUÇÃO
Trata-se de um filme Indiano, lançado no ano de 2007, dirigido por Aamir Kham e Amole Gupte.
Aborda um assunto importante e delicado.
O filme conta a história de Ishaan, um garoto de oito anos, de aparência normal, como qualquer outro garoto de sua idade, porém Ishaan é portador de uma necessidade especial, chamada de dislexia.
Segundo estudos feitos por ELLIS, Andrew W:
Trata-se de transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
No caso se Ishaan a sala de aula, não apresenta nenhum atrativo, não corresponde as suas necessidades, pois ele tem um mundo próprio, muito particular.
Por conta disso torna-se desagradável a convivência neste ambiente que não lhe diz nada pois as idéia ali expostas, para ele não faz sentido.
Alem disso, por ter um olhar “diferente” dos outros, torna-se motivo de gozação em sala de aula por colegas e até mesmo por parte dos professores, acarretando assim a desmotivação, indiferença por parte do aluno, logo essa atitude é interpretada por pais e professores como desinteresse, preguiça e rebeldia.
Muitos psicólogos que trabalham com crianças disléxicas chegaram à conclusão de que os disléxicos não são todos iguais, mas diferem uns dos outros de modo que precisam ser