Resenha do filme quase deuses
Rodrigo A F Rêgo
Joseph Sargent nasceu em 22 de Julho de 1925, na cidade de Jersey, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Iniciou sua carreira como ator, porém sempre teve uma inclinação para atuar atrás dos sets, o que o fez mudar para diretor no meio dos anos 50. Em 2004 dirigiu o filme Quase Deuses, lhe rendendo um prêmio pelo mesmo filme em 2005. Atualmente trabalha e vive em Los Angeles.
O filme tem a duração de uma hora e cinquenta minutos, divididos em desesseis capítulos, relatando a história verídica da primeira cirurgia do coração realizada pela humanidade, até então atribuída apenas ao Dr. Alfred Blalock, nos EUA. Mas o filme revela, de forma sensível e esclarecedora, que o Dr. Blalock não teria conseguido realizar suas pesquisas e nem inúmeras cirurgias que salvaram milhares de vida, sem a ajuda de Vivian Thomas, que iniciou em seu laboratório como simples faxineiro. A primeira parte do filme dá-se em Neshville, onde ambos conseguem desenvolver uma técnica que possibilitaria o salvamento de paciêntes com trauma povolêmico. O sucesso então permitiu que Blalock fosse para a Universidade de Jonhs Hopkins, em Baltimore, alcançando o sucesso mais uma vez em uma cirurgia que salvou os “bebês azuis”, colocando o seu nome na literatura médica.
Quase Deuses é um drama que traz Vivien Thomas como um marceneiro competente que não tinha nome de homem por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina, e quando veio ao mundo ela não desejou mudar o nome da criança, já que toda a papelada estava pronta. Após um bom tempo, quando Vivien Thomas já estava adulto, é demitido de seu emprego, pois davam preferência às pessoas com família para sustentar e tudo isso devido crise de 1929 ,( a grande depressão).
Além deste terrível acontecimento, todas as economias que Thomas tinha para fazer a faculdade de medicina, que estavam