Resenha do filme "piratas da informática
O filme “Piratas da Informática”, conta a trajetória de dois jovens que revolucionaram o mundo da informática, principalmente dos computadores residenciais, Steve Jobs fundadores da Apple e Bill Gates da Microsoft. O filme mostra como esses jovens estavam a frente do seu tempo e como fizeram para aprimorar ideias que muitos julgavam como desnecessárias é o caso dos próprios computadores pessoais e do mouse.
Enquanto a equipe da Apple com Steve Jobs e seu amigo e sócio Steve Wozniak, desenvolvia programas, computadores como o Lisa e em seguida o Macintosh, a Microsoft de Bill Gates e Paul Allen dedicavam se a criação de software primeiro com o DOS e outros sistemas operacionais como o BASIC. Depois a criação do sistema operacional Windows que revolucionaria o mundo da informática.
A competitividade entre as empresas podem definir a vitória ou fracasso das mesmas. Este foi um ponto importante abordado pelo filme a competitividade entre as empresas. Alianças são feitas com os concorrentes para não perder de vista o seu opositor. Muitas vezes essas ameaças são subestimadas e aquele que antes estava em uma posição de inferioridade passam a ditar as normas. Foi o que aconteceu na cena em que Steve Jobs mostra as suas ideia a Bill Gates na Apple e ele as furta. O filme retratou que no mundo tecnológico a maioria das invenções, são frutos do aperfeiçoamento de algo que já existia. É o conceito de que “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, de Antoine Lavoisier. Eles usam também uma frase: “Bons artistas copiam, Grandes artistas roubam”, de Pablo Picasso.
Referências: PIRATAS DA INFORMÁTICA, Pirates of Silicon Valley. País/Ano de produção: EUA, 1999, Duração/Gênero: 95 min., Drama. Roteiro de Martyn Burke, baseado em livro de Paul Freiberger e Michael