Resenha do filme pacto sobre a saude
RESENHO DO FILME PACTO PELA SAÚDE
"Vídeo de apresentação do Pacto pela Saúde-2006" (MS, Brasil, 2006, 00:15:59), do Ministério da Saúde-Brasil, traz a apresentação do Pacto pela Saúde, como nova política nacional de substituição a antiga política de prestação de serviços em saúde para a população brasileira, bem como uma nova maneira de administração de recursos e distribuição igualitária de deveres dos gestores.
O vídeo começa com a definição gramatical do termo PACTO e a contextualização da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus principais objetivos e dificuldades de implantação tais como a adesão a normas gerais num país de grandes dimensões. O filme, então, apresenta o PACTO PELA SAÚDE identificando três dimensões deste: o Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e o Pacto de Gestão do SUS.
O Pacto pela Vida, segundo o vídeo informativo, é uma Agenda Nacional com focos em resultados e as seguintes metas: implantar uma Política Nacional de Saúde do Idoso; contribuir para a redução da mortalidade por Câncer do Colo do Útero e Câncer de Mama; diminuição dos índices de mortalidade materna, neonatal e infantil por doença diarréica e pneumonia; criar comitês de vigilância do óbito em 80% dos municípios com população acima de 80 mil habitantes; fortalecer respostas contra doenças endêmicas, tais como a dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde, destacando a adoção de hábitos saudáveis na vida dos brasileiros (atividade física regular, alimentação saudável e combate ao tabagismo); consolidar e qualificar a Atenção Básica, fortalecendo a estratégia de Saúde da Família.
O Pacto em Defesa do SUS iria lutar por ações concretas e articuladas nas três esferas de Poder (Federal, Estadual e Municipal). O objetivo principal seria a Repolitização da saúde, com esta sendo encarada como um direito de cidadania e o financiamento público do setor entendido como outro