Resenha do filme germinal
Relata a vida sofrida dos trabalhadores onde trabalhavam sem proteções alguma em suas atividades, sem adequação alguma para trabalhar nas minerações, não havia recursos e o pagamento dos salários eram muito baixo.
Os trabalhadores colocavam estacas de madeira para não haver desmoronamentos, mas mesmo assim aconteciam, e com isso os patrões resolveram dar multas quando isso acontecesse.
Um empregado que estavatrabalhando há pouco tempo na mineração vendo aquilo resolveu com alguns colegas fazer uma greve afim de não aceitar essas multas, pois eles já ganhavam muito pouco, eles queriam unir-se com operários de outras mineradoras para fazer uma caixa de reservas para poderem se alimentar durante a greve, mas a greve continuou por alguns meses e os patrões não aceitaram e contrataram trabalhadores belgas para o trabalho não parar e os belgas aceitaram salários baixos.
Os trabalhadores com revolta resolveram atacar os belgas e ocasionou em muitas mortes.
Sem nada para comer os trabalhadores começaram a fazer saques em vendas, comércios armazéns, e foram em um que o dono um dia negou pão fiado vendo que a venda ia ser invadida o dono resolveu fugir pelo telhado, mas acabou caindo e morrendo e mesmo assim revoltadas as mulheres o torturaram com um ato de revolta.
A greve não estava dando resultados e por isso os trabalhadores resolveram voltar ao trabalho se revoltando contra aquele trabalhador que teve a ideia da greve, esse rapaz foi embora vendo que alia situação não mudaria.
O filme relatou bem a diferença entre as classes sociais, mostrou a exploração dos chefes contra os empregados querendo saber somente da importância do trabalho e não dos direitos que cada um tinha por um salário melhor e condições de trabalhos