Resenha do filme duelo de titans
Com o filme foi possível observar questões que podem ser levadas para o âmbito empresarial , na atualidade grandes corporações se fundem fazendo com que os choques culturais sejam inevitáveis.
Ótimo para observarmos as estratégias no que diz respeito à Gestão de Pessoas, em especial no tocante ao processo de desenvolvimento de liderança e formação de equipes.
Pode-se também evidenciar os estilos de liderança necessários para cada situação, a chamada Liderança Situacional, e, mostrando sua aplicação, o técnico Herman Boone (Denzel Washington) demonstra uma competência fundamental para um Gestor: a identificação de lideranças e talentos.
A liderança do técnico pode e deve servir de modelo para os atletas e representar segurança e proteção diante de situações geradoras de pressão, perigo ou medo. Isto fica evidenciado no filme quando os atletas, identificados com os ideais de perfeição do técnico Boone, se mostram confiantes para enfrentar a partida final, respondendo a ele que fazer o máximo é menos do que o técnico sempre os exigiu, já que lhes demandou a perfeição. “Entramos assim e, se você permitir, é assim que queremos sair”.
A Liderança Situacional representa as variações no estilo de liderança aplicado, dependendo da situação apresentada, e nos traz questões provocativas.
Fica claro que o estabelecimento de metas e objetivos comuns é um determinante fundamental para o estabelecimento da coesão grupal e que o bom resultado depende muito mais da relação existente entre os membros da equipe do que o desempenho individual de cada atleta.
No filme, foi possível identificar vários estilos de liderança, o que mostra a diversidade e as várias possibilidades de conquistar objetivos definidos. Nos possibilita observar também as relações humanas.
A Liderança Situacional representa as variações no estilo de liderança aplicado, dependendo da situação apresentada, e nos traz questões