Resenha Do Filme Divertida Mente
Resenha do filme Divertida Mente … uma excepcional animação sobre emoções para crianças (ou seria para adultos?)…
Sinopse:
A ultima animação da Pixar dá um show de originalidade e criatividade ao retratar o turbilhão de emoções de uma menina de 11 anos.
Reflexões:
– papel da emoções em nossas vidas
– todas as emoções são importantes, até as que parecem ser apenas negativas.
Resenha (contém spoilers):
Riley Anderson é uma feliz garo1ta de 11 anos muito satisfeita com sua vida, possui amorosos pais, amigos na escola e é muito boa no esporte que pratica, o hoquei sobre o gelo. Tudo vai muito bem até que é obrigada a mudar de cidade, de Minnesota para São Francisco. O filme aborda toda a questão emocional deste momento de dificuldades na vida da pequena menina, uma nova casa, nova escola, novos amigos.
As emoções alegria, tristeza, raiva, medo e nojo (brilhantemente personificadas) guiam a pequena Riley em suas reações perantes essa nova vida. Eles ficam numa sala de controle dentro da mente da menina, observam tudo o que acontece e geram uma resposta emocional pertinente.
A alegria ajuda Riley a ver o lado bom das coisas.
A tristeza olha pelo lado negativo das coisas e as outras emoções não compreendem seu papel na sala de controle.
A medo tenta proteger Riley dos potenciais perigos de cada situação.
O nojo proteje Riley de ser enveneda tanto fisicamente como socialmente.
A raiva aparece para Riley demonstrar que está insatisfeita com alguma situação. A raiva é um personagem muito interessante que quando esta com muita raiva, a sua cabeça explode literalmente. É como dizemos no nosso dia a dia: “Que raiva !!! Minha cabeça vai explodir de tanta raiva !!!”.
A representação da mente de Riley no filme é muito interessante. As cinco emoções ficam em uma torre de controle. De acordo com as repostas emocionais realizadas, são geradas memórias que são armazenadas em globos. As cores destes são relacionadas com a emoção ligada