Resenha do filme crash no limite
RESENHA DO FILME CRASH NO LIMITE
RESENHA
O filme Crash No Limite mostra várias formas de preconceito, principalmente o preconceito de etnias, mostrando os diferentes comportamentos diante de situações onde envolvem pessoas “diferentes” em suas culturas e cor da pele. O filme apresenta de maneira envolvente algumas situações podem levar à outras.
Em seu inicio, o filme mostra várias situações, como um homem persa e sua filha comprando uma arma, dois jovens negros discutindo sobre o preconceito que enfrentam e logo após assaltando um casal branco, só que nessas duas situações podemos ver comportamentos preconceituosos: no momento da compra da arma o vendedor acusa o homem persa de terrorista pensado que ele seja um imigrante do Iraque e já no roubo do carro antes dos jovens decidir rouba-lo, a mulher ao ver os dois negros se recua e se aproxima do marido, demonstrando medo, apenas por olha-los.
Pensamos então um pouco nestas situações, por qual razão o vendedor trataria o homem persa com preconceito? Ou por que a mulher branca demonstra medo dos jovens brancos? Este tipo de comportamento faz parte do nosso cotidiano, é comum as pessoas terem preconceito ao lhe dar com o diferente seja cultural ou racial, como podemos ver no filme. Claramente notamos na história as diferenças culturais, temos negros, persas, brancos, porto-riquenhos, ricos, pobres, cada um com sua maneira de pensar e agir. O homem persa tem comportamento bastante explosivo e já o branco diante da situação tempestuosa tenta acalmar a esposa.
Outra questão muito importante apresentada no filme é a questão da ética, como exemplo quando policial branco molesta uma mulher de alta classe negra alegando ser uma revista e a ameaça lhe levar a delegacia por atentado violento ao pudor por tê-la pego fazendo sexo oral em seu marido enquanto ele dirigia. Qual a ética desse profissional? Qual o caráter deste homem? Será mesmo que só negros são ameaçadores? A mulher branca teria