Resenha do filme como estrelas no céu toda criança é especial
(Taare Zameen Par,
2007)
Em suma o filme COMO ESTRELAS NA TERRA, dirigido por Amir Khan, mostra um tema muito atual enfrentado no cotidiano das escolas, a DISLEXIA.
Ele nos faz refletir além da “doença”, sobre os padrões de ensino tradicionalista onde os muitos profissionais não levam em conta, uma possível dificuldade cognitiva e emocional enfrentada por esses alunos.
A falta de conhecimento deste problema social por parte dos profissionais de ensino dificulta a aprendizagem, tachando sua “falta de atenção” em preguiça e semvergonhice. O enredo apresenta Ishann, um menino com dislexia, que vive em uma dimensão paralela aos demais, onde rotina, obrigações e principalmente os estudos não fazem parte do seu mundo.
A falta de sensibilidade do pai o leva a escola, quando é informado sobre um risco do menino repetir o terceiro período pela segunda vez, e o faz decidir levar o filho a um internato, onde a filosofia da Instituição é “Disciplinar Cavalo Selvagem”, porem o menino sentindo agora, falta da família, se deprime e cria ainda mais, um abismo entre ele e a vida.
É neste momento do filme em que surge um professor de artes substituto Ran
Skankar, com um olhar visionário, e uma metodologia mais humana, percebendo que os sintomas de Ishann eram iguais aos dele. Sua vontade de retiralo do abismo o faz recorrer a métodos diferenciados de ensino e conquista a confiança do garoto.
A transformação ocorre não só em Ishann, mas sim, em toda Instituição de ensino onde os padrões tradicionalistas e sua rigidez dá espaço a um método mais libertário. Apesar do filme se passar na índia, fica evidente que as deficiências da escola são as mesmas enfrentadas em outros lugares do mundo, nosso sistema educacional
está